domingo, 29 de setembro de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - VISÃO PARA O MUNDO



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 – 9º ANO

A VISÃO NA COMPREENSÃO DO MUNDO

Tempo previsto: 8 aulas

Conteúdos e Temas: propagação retilínea da luz; funcionamento da câmara escura; analogia entre a câmara escura e o olho humano; principais lentes de correção da visão (convergente, divergente e cilíndricas);

Competências e Habilidades: realizar procedimento experimental a partir de um protocolo, coletar e registrar observações experimentais e interpretar resultados de experimentos.

Estratégias de ensino: realização e discussão de experimentos com materiais simples a partir de protocolo.  Leitura de texto e questionário para futuras revisões e mapa conceitual.

Recursos: livro de ciências com texto informativo e slides sobre anatomia e funções do olho humano. Construção de experimento com os alunos e orientação do professor, sobre a câmara escura, para mostrar o funcionamento do olho e trabalho em grupo sobre doenças apresentadas na visão humana.

Recursos materiais: 1 lata de leite em pó/ caixa de papelão, 1 pedaço de papel vegetal, 1 tesoura  1 prego, 1 martelo, 1 tudo de cola de papel, 1 vela, slides, computador, livro didático.



Roteiro da Situação de Aprendizagem

Anatomia do olho humano

A exposição do professor do olho humano de maneira expositiva e dialogada.





Situação- problema: Como funciona o olho humano?

O professor fará apresentação de mais uma imagem e depois a realização do experimento da câmara escura.

               

     O professor fará apresentação de mais uma imagem e depois a realização do experimento da câmara escura.




OBJETIVO

       A câmara escura de orifício é um objeto totalmente fechado, com as paredes opacas e com um pequeno orifício em uma das faces. Ao colocarmos um pequeno objeto luminoso ou iluminado em frente à câmara, podemos observar a imagem formada na parede oposta ao orifício. Essa imagem é uma imagem real e invertida. O olho humano se comporta como uma câmara escura de orifício, onde a luz entra pela íris, e o orifício central é a pupila. Ao penetrar a pupila, a luz chega à região oposta chamada de retina, onde a imagem é formada. Essa imagem, assim como na câmara escura, é invertida. Na câmara escura, quanto menor for o orifício, mais nítida será a imagem formada pela câmara. A construção de uma câmara de orifício é bastante simples. Você vai precisar de:

MATERIAL

1 lata de leite em pó/ caixa de papelão
1 pedaço de papel vegetal
1 tesoura
1 prego
1 martelo
1 tudo de cola de papel
1 vela


PROCEDIMENTO

Faça um furo com o prego no fundo da lata. Recorte o papel vegetal com diâmetro de aproximadamente 1 cm maior do que o diâmetro da abertura da lata. Cole o papel vegetal na abertura (no lugar da tampa). Está pronta sua Câmara Escura de Orifício. Em uma sala escura, acenda a vela e posicione sua câmara, com o orifício voltado para a vela, e veja o resultado. Lembre-se de utilizar um prego bem fino para furar a lata. Assim a imagem formada pela câmara será mais nítida. 

REGISTRO DOS RESULTADOS

     Os alunos deverão apresentar um relatório respondendo as seguintes questões e justificar suas respostas.

  1. Uma hipótese para tentar explicar por que a imagem aparece invertida.
  2. Comparando a estrutura do olho humano (pupila e retina) com o funcionamento da câmara escura.
  3. Por que alguns objetos são mais fáceis de enxergar  (mais nítidos) do que outros?

APRESENTAÇÃO DE TEXTO

Introdução sobre os distúrbios da visão.
Quando a imagem não se forma corretamente, dizemos que há um distúrbio da visão. Dentre esses defeitos destacam-se a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Esses distúrbios podem ser corrigidos por lentes convergentes e divergentes.

Roteiro de Pesquisa

Tema: Problemas oftalmológicos (miopia, hipermetropia e astigmatismo)

Proposta: A sala será dividida em três grupos. Cada grupo deverá pesquisar e desenvolver um texto sobre um distúrbio, determinado pelo professor, contendo as seguintes informações:
  1. O que é cada um dos distúrbios?  ( suas causas e sintomas)
  2. Qual o nome do especialista que realiza o diagnóstico?
  3. Existe correção para estes distúrbios? ( uso de lentes ou cirurgia)
  4. Que tipo de lente corretiva é utilizado para cada caso? Justifique.

  • Apresentação oral com uso de recurso visual (imagens pesquisadas e selecionadas pelos alunos) – previamente avaliadas pelo professor;
  •  Abertura de espaço para questionamentos, mediados pelo professor. Durante os questionamentos o professor apresentará as lentes e suas características gerais;
  • Cada aluno deverá registrar em seu caderno as diferenças e as semelhanças entre os três distúrbios, em seguida transcrever tais informações em folha a parte devidamente identificada para a apreciação do professor.

Avaliação: o registro escrito dos resultados obtidos do experimento e o trabalho realizado em grupo serão usados como forma de avaliar os procedimentos e a capacidade de registrar de forma organizada e a oralidade. Ou seja, a capacidade leitora e escritora.

Recuperação Contínua: será apresentado ao aluno um mapa conceitual sobre a matéria dada, e o aluno deve construir um texto de forma narrativa, transcrevendo tudo que entendeu sobre o conteúdo. O mapa conceitual segue abaixo.




AUTORES:  BIANCA DE SOUZA, CRISTIANE AMORIM, CRISTIANE ROBERTA, DANIEL DE PAULA E DULCINEIA ADRIANA. PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO. ENSINO A DISTÂNCIA.


2 comentários:

  1. Cris! ficou show o blog, as postagens estão ótimas parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado a todos nós, que terminamos essa etapa. Abraços

      Excluir